Buscar
  • SBM Seguros

Por que envelhecer, de fato, tem ganhado um novo significado?


*Por Equipe Dedicada SBM Saúde


No universo dos que passaram dos 90 anos, a Ciência qualifica como ‘superidoso’ aquele que apresenta desempenho intelectual igual ou superior ao de pessoas de 50 a 60 anos em testes de memória, autoconhecimento e raciocínio lógico.


Estudos com cidadãos dessa faixa etária mostram que vida longa tem tudo a ver com otimismo, senso de propósito e a eterna curiosidade que deve ser alimentada em todas as fases da nossa vida.


É o que traz um acompanhamento de 100 pessoas ativas acima de 90 anos realizado pela antropóloga Mirian Goldenberg. Ao longo de seis anos, a profissional listou as características comuns entre aqueles que integraram o grupo: independência, curiosidade, informação, capacidade de escolha e uma dose elevada de alto-astral.


Segundo Mirian, todos se exercitam, levam vida regrada, gostam de rotina, desenvolvem algum projeto e desfrutam com prazer o momento presente. “Eles representam a nova e possível velhice, que é chegar à idade avançada de forma autônoma, saudável e com propósito”, ressalta a antropóloga.


Além deste trabalho dedicado de Mirian Goldenberg, encontramos diversas pesquisas que comprovam a relação da longevidade saudável com uma vida plena, produtiva e positiva.


Mas, como pensar desde já na longevidade saudável?


Se dedicar à conquista de um envelhecimento com qualidade é um desafio que deve nos motivar desde muito cedo. Hoje, nos países desenvolvidos, a expectativa de vida é de 84 anos e, no Brasil, entre 75 e 76 anos.


Os avanços da Ciência e da Medicina podem ter proporcionado ganho na quantidade de anos vividos, no entanto, não podemos apontar o mesmo sobre qualidade.


As doenças crônicas são cada dia mais comuns, inclusive em pessoas com menos de 60 anos - muitas delas utilizarão medicamentos para controle por toda a vida.


Mesmo sem precedentes para o contexto que estamos vivendo, uma coisa é certa: estudos em países desenvolvidos demonstram a necessidade do ser humano se manter produtivo por toda a vida caso essa expectativa continue crescendo, ou pelo menos se mantenha.


Para isso, manter nossa saúde em dia representa uma verdadeira “fórmula do sucesso”, a qual envolve equilíbrio entre estudo, trabalho e lazer por toda a sua vida para viver plenamente por muitos anos.


E fica aqui nosso convite de hoje: vamos investir em um novo estilo de vida a partir de agora?


Conte com a SBM para esse novo desafio!


SBM Saúde


11 5078-4848 (ramal: 2209)


11 9 3491-7438


sandra@sbmseguros.com.br


sbmseguros.com.br/sbm-saude

12 visualizações0 comentário